quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Quero a minha vida de volta! E a tua!


Ainda há quem ache que levar criancinhas a manifestações é um atendado contra a sua inocência e é cortar-lhes o poder que têm para sonhar.
Ora, eu penso exactamente o contrário e esta frase do Karl Mannheim é uma resposta perfeita ""O que se faz agora com as crianças é o que elas farão depois com a sociedade."
Que espécie de mãe seria eu se não explicasse o que se passa no mundo à minha filha? Explico-lhe que deve poupar água e luz, mas não lhe explico que a mãe e o pai não lhe podem dar um irmão, por muito que queiram, porque não teriam dinheiro para lhe pagae uma creche nem as vacinas contra a meningite? Explico-lhe que devemos respeitar os animais, mas não lhe explico que há gente a passar fome? Explico-lhe que devemos ser solidários e amigos do próximo, explico-lhe porque acho que devo ir às manifestações a que vou e deixo-a opinar e decidir por ela.
Pode ser perigoso. Pois muito bem, também no caminho para a escola passam ratazanas aos nossos pés e corremos o risco de sermos mordidas e apanharmos raiva. Também há carros que fazem ralis logo de manhã e não páram nos sinais vermelhos. Mas o que ela traz no coração com o que aprendeu na escola, vale a pena correr todos estes riscos. Sei bem ir a uma manifestação. Ensinaram-me bem. Conheço os sinais de alarme e sei que não vou sozinha. Levo comigo uma criança. Criança essa que se sente segura comigo e nunca teve algum tipo de medo em qualquer dos ajuntamentos a que foi.

Apesar de o sectarismo da CGTP me pôr doente, esta não é altura para amarguras. É altura de resistência, de luta e de união. Ainda para mais, o Arménio já veio dizer que esta manifestação é de todos nós.
É altura de exigirmos os nossos direitos de volta, a nossa dignidade, dos nossos filhos, dos nossos pais, de todos nós. Sábado lá estaremos!
É altura de exigir que os culpados por esta "crise" (sim, entre aspas, porque crise é só para alguns), sejam julgados pela miséria que estão a criar, pelo desemprego, pela fome. São ladrões, são fascistas, são mentirosos e merecem ser punidos por isso. E porque tenho que dar respostas à minha filha quando esta me pergunta "Se o Passos Coelho rouba as pessoas porque é que não o põem de castigo?".

Tudo o resto que tenho para dizer está aqui http://lolitar.blogspot.pt/2012/09/15-de-setembro-queremos-as-nossas-vidas.html e aqui http://lolitar.blogspot.pt/2012/04/e-o-25-de-abril-aqui-tao-perto-e-tao.html.

Depois de ver polícias a identificarem um estudante, dentro da sua própria escola por se manifestar contra o bunny steps; ver um jornalista que filmou a situação ser agredido por um segurança; mais aturar um anormal qualquer de uma comissãozeca de ética (?????) dizer barbaridades, estou arrumadíssima.
Tenho que guardar o meu fôlego e o latim para sábado!
Acordai!

1 comentário:

  1. Viva a Vera! E eu também levo sempre o meu filho, como a minha mãe me levou a mim. E já agora, aproveito para lhe agradecer... porque se tenho algumas noções de cidadania, de direitos e deveres como cidadã, de como devemos perseguir o que achamos justo, de que todos juntos temos voz... devo certamente antes de mais à minha mãe que mesmo debaixo de chuva nunca deixou de me levar com ela e me explicar o que se passava! Sábado... todos à manif! Não nos calam!

    ResponderEliminar