sexta-feira, 20 de julho de 2012

Lá história ele fez...

na vida das pessoas que mandou espancar, prender e torturar. Na vida das pessoas que passaram fome. É impossível falar do historiador sem falar da pessoa. Era um fascista! E um fascista nunca é boa gente.
Por isso, irrita-me solenemente todos os posts ridículos do facebook, "era um grande homem", "é uma grande perda para portugal!"... como é que se pode ser uma grande perda, quando se é conivente - e muitas vezes mandatário - de tortura? Provavelmente foram os vossos pais que ele mandou espancar, que tentou calar, que torturou com espancamentos, com medos, com torturas de sono e de ratos!
Como a L., uma grande amiga da minha mãe que se suicidou depois de ter sido submetida aos miminhos da pide. Como outro amigo da família, capturado pela pide e que não cedia nem por nada. Só olhava por uma janela. Era o escape dele. Os pides perceberam, foram buscar a mulher dele a casa, subiram até ao último andar, atiraram-na e ele viu o amor da vida dele morrer, diante dos seus olhos, sem poder fazer nada.
É por um monstro deste calibre que permitiu e apoiou isto que vocês hoje choram?
Realmente, a vossa memória é muita curta!

2 comentários:

  1. Parabéns Vera por teres tido quem te revelasse tantos acontecimentos horrorosos como esses que contas e não te ter deixado esquecer que o mal está sempre por perto e escondido,as pessoas mais "mansas" foram muitas vezes os piores fascistas deste nosso Portugal,mas sabes a memória é curta para muita gente e por vezez dá geito que assim seja(para proveito dos mesmos).Felizmente ainda encontramos muitos jovens como tu,são a nossa esperança,Obrigado.

    Célia Silveira Santos

    ResponderEliminar
  2. Foram-me contadas histórias horríveis, de tortura, de tragédia e de dor... jamais esquecerei! Obrigada pelas tuas palavras, célia!

    ResponderEliminar