sexta-feira, 22 de outubro de 2010

fita-cola no coração

Bem, não escrevo aqui há muito tempo e porque tenho estado virada para dentro, com a alma dentro do corpo. E agora virei o corpo do avesso e tenho a alma do lado de fora. E penso de forma diferente, mas à flor da pele ("o que será? que será?"). E penso nas "casas", e assim nos amigos. E de como as casas nos levam aos amigos.
Acabei de receber um telefonema que me comoveu porque "não estava à espera". E talvez sinta às vezes que quando estou assim com a alma do lado de fora exijo demais. Mas quero acreditar que não. Que espero só companhia e amor em doses certas. Sempre a dose certa para mim e para o outro, nunca com apenas um lado. Acho que a amizade é sempre isto. Dois lados. Que não se forçam, nem se explicam. É comprar tecidos com a Verinha e ter a certeza de que vamos fazer parte daquelas prendas juntas, como tantas certezas de "juntas" que tenho com ela. É receber uma mensagem com uma música de Caetano Veloso da Sandra, logo de manhã, e é a primeira música que ouvimos. Ou receber o telefonema dela, casual, sempre na hora certa. É a Sophia das fotografias e dos saldos e dos cafés e a Sophia de tudo. É o João do não-posso-falar-que-ficas-triste-e-eu-só-não-te-quero-ver-triste-mas-se-quiseres-falar-por-favor-fala. É o João que diz que dores do coração se curam com poesia e não largar a minha mão até termos os dois a poesia. É o Sérgio que vai para outro país mas que, até voltar, não há chá mas há e-mail. Mas "há". E todos os outros que lentamente se chegam com cinemas, jantares, mensagens boas, fins de semana, amigos que discretamente perguntam por mim, a mim e a outros. Amizade é mesmo isto, precisarmos de uma pessoa e ela estar, mesmo que não saiba que precisamos, ou sem que sinta em mim essa necessidade. Como a Verónica que não via há um ano e que hoje me veio buscar para almoçar.
Nunca fui uma pessoa infeliz. Sinto-me encaixada nos meus dias e sobretudo por causa dos amigos. Destes e tanto outros. Hoje à noite vou estar com os amigos em Tomar, enroscados em risos e confidências e vai ser bom.
Porque se há algo que me define sou eu com os meus amigos que eu amo e respeito e preservo à exaustão. E a minha escolha é esta, sempre, a primeira. Quero ser isto, quero ser assim, não escolheria outro sítio para estar ou outra vida para viver.

Um obrigada a vocês pela fita-cola no coração.

5 comentários:

  1. A minha escolha és tu, lolita do meu coração!
    (caraças pá, os teus posts comovem-me sempre!!!)

    ResponderEliminar
  2. "Para uma amigo tenho sempre um relógio
    esquecido em qualquer fundo da algibeira.
    Mas esse relógio não marca o tempo inútil.
    São restos de tabaco e de ternura rápida" Ramos Rosa. Porque sabes que longe rapidamente se faz perto. E para ti, rapidente colado...com fita-cola ;)

    ResponderEliminar
  3. e na nossa quarta-feira colaste tanto! e colarás mais já no domingo. saudades e beijinho querida!

    vera: também és a minha escolha. e sabes bem que te comoverei e comoverei sempre que me aprouver, que tu és mesmo gira de lagriminha no olho...

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Gosto de ti e já há muito tempo que sei que fazes e farás sempre parte desta que é a minha atribulada vida! De mil formas tem estado sempre presente. E como isso é bom e aconchegante.

    ResponderEliminar