terça-feira, 28 de maio de 2013

Ah muito giro e tal ... "é pena é não ser em português"

já deito esta expressão pelos ouvidos. Sempre que algum português canta alguma coisa em inglês, zás, leva logo com este tipo de comentários.

Somos cidadãos do mundo. Compomos como bem nos apetece. E se me apetecesse compor em chilibibilidês? Hã? Não podia só porque nasci em Portugal? Que raio de argumento é este??!! Não posso ter chilibibidês no coração? Não me pode servir de referência, de inspiração?

Como portuguesa que sou, tenho que gostar de cozido à portuguesa, de galos de barcelos, de touradas, de matanças do porco, de vinho tinto, de fado e da Joana Vasconcelos? Not! Por acaso dos galos de barcelos até gosto. Mas se fossem galos de outra cidade qualquer ia gostar também. Eu gosto é das cores, tanto se me dá de onde é que vêm.

Também diriam ao Dali que os quadros dele eram bem fixes, mas faltam ali umas tortilhas para compor o ramalhete?!

A sério que não compreendo este tipo de posições. Acho totalmente desprovidas de sentido.

A arte e a cultura são universais. Têm todas as cores, todas as línguas, todos os instrumentos, todos os materiais que quisermos.

Ainda estou à espera do argumento que me convença. Ou talvez não. Não vale a pena darem-se ao trabalho.

4 comentários:

  1. Concordo contigo Vera. Arte e cultura são universais. E duas componentes importantes do muito que nos une enquanto humanos. Não há lugar para qualquer tipo de diferenciação. Ou pelo menos não deveria...
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. que bom ter alguém que me compreende! Muito obrigada Helena :)

      Eliminar
  2. Não tenho nada contra portugueses cantarem em inglês (ou mandarim, porque não?), desde que saibam usar a língua. O que mais oiço, todavia, é, para além do mau sotaque (coisa que, como Caetano Veloso já demonstrou, pode ter a sua graça), uma péssima gramática e falta de noção da construção das frases nesta língua.
    Se é para irem ao Google Translator passar as letras de PT para EN, mais vale estarem quietos para não darem má fama às pessoas que até sabem falar inglês neste país.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, concordo contigo. Nem português sabem, quanto mais inglês ou mandarim?
      Eu cá gosto do chilibibidês, fui eu que inventei e assim ninguém dá pelas gralhas heheheheh
      Beijinhos!

      Eliminar